Fonoaudióloga Responde Sobre Dificuldades de Aprendizagem

Fonoaudióloga Responde Sobre Dificuldades de Aprendizagem.

fono.com.br - entrevista

Em entrevista à nossa equipe, a fonoaudióloga Rafaela Ribeiro (CRF 14475/RJ) esclarece dúvidas sobre as dificuldades de aprendizagem e o processo de alfabetização. Confira:

 

Meu filho fala errado, isso atrapalha na alfabetização?

Sim, quando a fala ocorre de maneira errada, a tendência é que altere negativamente a escrita também.  A leitura e a escrita estão intimamente relacionadas à oralidade. A linguagem oral costuma preceder os processos de decodificação (leitura) e codificação (escrita), mantendo relações quase diretas, dependendo da fase de aprendizagem da criança. Segundo Kato (1986), a fase inicial da escrita tenta representar a fala de forma parcial, evidenciando que o processo inicial de letramento (alfabetização) se desenvolve com o apoio da oralidade (fala).

 

 

Toda criança com dificuldade de atenção em sala de aula pode ter questões na linguagem ou tem TDAH?

Uma criança com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) apresenta questões no aspecto atencional. Caso este transtorno não esteja associado a alguma comorbidade, tais como: dislexia ou distúrbio de aprendizagem, o individuo pode ter sucesso no processo de alfabetização, uma vez que o pouco de atenção apresentada pode ser o suficiente para que consiga  assimilar conteúdos (aprender). Muitas crianças não conseguem manter a atenção dentro de sala de aula, mas conseguem compensar de outra maneira, assim um individuo que apresente problema de linguagem, associado ao TDAH, tem manifestações que vão além do fator concentração.

 

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