O que é Dislalia?

Entenda mais sobre o que é Dislalia

foto14 - dislalia

Dislalia é um distúrbio da fala, caracterizado por dificuldades em articular as palavras e má pronunciação, podendo ser omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas.

Podemos citar alguns casos de troca, como:

- “bola” por “póla”;

- “porta” por “poita”;

- “preto” por “peto”;

- “barata” por “balata”;

- “atlântico” por “atelântico”.

Encontramos a dislalia até na clássica história infantil, decebolinha Maurício de Sousa, o Cebolinha. Ele é conhecido por trocar a letra “R” por “L”, além de roubar o coelhinho da Mônica.

O erro em pronunciar as palavras é considerado normal até os quatro anos, após essa idade, continuar falando mal pode acarretar sérios problemas, inclusive na escrita.

Uma opção é fazer o trabalho preventivo à alfabetização, evitando dificuldades escolares. Caso a criança use chupeta, mamadeira ou chupe dedo por tempo prolongado, a dislalia poderá ser estimulada.

O tratamento desse distúrbio exige um procedimento particular, mas o trabalho do fonoaudiólogo sobre a falha e dificuldade é essencial.  A criança será trabalhada e estimulada para desenvolver algumas competências como a sensação e a capacidade de sentir os sons, percepção (a aptidão para reconhecer o som) e a elaboração, que é a capacidade de reflexão sobre os sons percebidos. A partir daí, falamos da autoconfiança, bom relacionamento, crescimento pessoal.

Caso precise de uma equipe interdisciplinar para fazer um diagnóstico, entre em contato conosco.

 

Por Anne Mascarenhas

Jornalista

 

Leia mais:

O que é Dislexia?

O que é Discalculia?

O que é Disortografia?

Dicas para evitar a Dislalia

Dicas de Saúde Vocal

Saiba mais sobre a Gagueira

 

Relacionados

PsicopedagogaRj.Com.Br -PAPEL DO PSICOPEDAGOGICA

Google+

Os comentários estão encerrados.